3tec@3tecinfor.com.br

(31)3421-6823

Como surgiram as etiquetas?

Conheça a história das etiquetas e entenda sua importância para a segurança dos bens da sua empresa.

Placas e etiquetas patrimoniais são cada vez mais necessárias em uma sociedade que busca pela identificação de seus bens. Como o próprio nome sugere, estas etiquetas têm como principal função, estabelecer um vínculo entre um patrimônio e determinado item que ele possui. Mas será que você sabe como surgiram as etiquetas? Neste artigo, conheça mais sobre a história das etiquetas e a sua importância!

Uma breve história do surgimento das etiquetas

A história do surgimento das etiquetas como conhecemos hoje começou lá atrás, no fim do século XIX, anos após a Revolução Industrial – período histórico que culminou no avanço das indústrias ao redor do mundo. Os registros mais antigos desta forma de identificação datam do ano de 1880, época esta em que o número de empresas crescia tanto, que foi preciso encontrar uma forma de diferenciar os produtos que eram produzidos por cada uma delas.

Não muito tempo depois, os fabricantes se deram conta de que, muito mais do que trazer informações sobre os produtos e identificar a empresa a qual eles pertenciam, era necessário se destacar através de etiquetas chamativas e atraentes para o público, os chamados rótulos. A partir de então, a criatividade tomou conta das embalagens etiquetadas de garrafas de bebidas, alimentos enlatados e, até mesmo, maços de cigarros, tudo pensado para conquistar a atenção dos consumidores.

Já no século seguinte, na década de 1930, uma invenção surge para tornar as etiquetas ainda mais parecidas com as que temos hoje: o inventor americano R. Stanton Avery produziu a primeira etiqueta autoadesiva da história! Foi usando um empréstimo de UR$100,00 de sua noiva que Stanton cria e patenteia, combinando peças de diferentes máquinas usadas, o primeiro maquinário de etiquetas autoadesivas, transformando de uma vez por todas, a indústria de rótulos e etiquetas.

Mas e nos dias atuais, como as etiquetas são usadas?

Para o que as etiquetas são usadas hoje em dia?

Com os avanços da tecnologia não somente ficou mais fácil produzir etiquetas autoadesivas com o crescimento da fabricação de impressoras, como também passaram a ser feitas de materiais mais resistentes, permitindo que, independente do produto, as etiquetas pudessem ser armazenadas de diferentes maneiras sem sofrer danos.

Outro grande progresso tecnológico foi a inserção de códigos de barras, garantindo que as etiquetas fossem muito mais do que um elemento de identificação, mas um item de segurança.

As placas e etiquetas patrimoniais podem ser usadas em todos os bens de uma empresa, como computadores, maquinários e mobílias, não apenas nos produtos que ela vende, possibilitando a identificação de onde aquele objeto em questão possa estar. Entenda melhor a importância das etiquetas patrimoniais!

Qual é a importância das etiquetas patrimoniais?

Feitas nos mais variados e resistentes materiais, as etiquetas patrimoniais são a melhor maneira de fazer o controle de inventário dos bens de uma empresa, seja ela privada, órgão público ou ONG, isto porque estas placas permitem que cada objeto pertencente seja classificado por categoria, modelo, número de série, entre outros detalhes que forem importantes para a identificação destes bens, como a quantidade e local onde estão.

Além da identificação, as etiquetas patrimoniais também são um item de segurança, pois o monitoramento atualizado do inventário tende a proteger os objetos de uma organização de furtos ou perdas, sendo capaz de reduzir os custos gastos com a compra de produtos que não são necessários.

Ficou interessado em adquirir placas ou etiquetas patrimoniais para a sua empresa? Então entre em contato com a 3TEC e conheça nossas opções, será um prazer te atender!