QR code ou código de barras: entenda as diferenças e quando usar cada um

QR code ou código de barras: entenda as diferenças e quando usar cada um

QR code ou código de barras: entenda as diferenças e quando usar cada um

QR code ou código de barras? Qual escolher? Tem dúvidas sobre a maneira de usar os dois? Então, confira esse texto, pois aqui vamos te explicar como funciona o QR Code, e o código de barras e vamos falar ainda sobre quando usar cada um.

Como funciona o QR Code?

Podendo ser escaneado por câmeras que coletam dados ou por smartphones, o QR Code é um código de barras bidimensional que traz informações sobre os produtos que incluem: lote de fabricação, descrição do item, data de validade, entre outros.

Com isso, essa se torna uma maneira eficaz de empresas fazerem o controle patrimonial de uma maneira automatizada. Como? Ao fazer a leitura do QR Code em questão, é possível ter informações sobre o patrimônio.

Uma grande vantagem do QR Code é que o banco de dados é consultado rapidamente, fazendo com que todo o processo seja agilizado. Além disso, pode ser lido pela câmera de smartphones, o que facilita ainda mais o processo.

Os QR Codes já são amplamente usados em placas de identificação patrimonial. Então, se você procura por uma solução prática para controlar os patrimônios da sua empresa, essa pode ser uma ótima opção.

Como funciona o código de barras?

De uns tempos pra cá, foi necessário decorar todos os números do seu CPF para tornar sua vida mais fácil? Sim? Pois bem, o código de barras é o CPF dos produtos.

O código de barras corresponde a uma combinação que pode ser apenas numérica ou alfanumérica. Cada combinação se torna a identificação de cada bem da empresa. Assim, fica mais fácil fazer o controle dos mesmos.

Normalmente, a leitura dos códigos de barras é feita por meio de leitores a laser. A partir disso, as informações são armazenadas e transferidas para o sistema de gestão de patrimônios usado pela empresa. Assim, é possível fazer as contagens necessárias e manter o controle dos bens. 

QR Code ou código de barras: quando usar cada um?

Já entendi as diferenças entre o QR Code e o código de barras. E agora, quando usar o QR Code ou código de barras?

Grande parte das vezes o QR Code tem a função de direcionar para um endereço online no qual seja possível encontrar mais informações sobre um determinado patrimônio. Enquanto o código de barras é mais usado no controle dos bens, por proporcionar uma comunicação mais direta com os bancos de dados de cada empresa.

Cada um dos modelos de codificação tem suas particularidades, por isso, a escolha pode variar de acordo com as necessidades de cada negócio. Sendo assim, é importante contar com profissionais qualificados, que vão te ajudar a escolher a opção mais adequada.

Aqui na 3 TEC você encontra as melhores soluções para identificação patrimonial, além de contar com a ajuda de profissionais experientes, que vão te auxiliar na escolha do tipo de código ideal para as suas necessidades, seja ele QR Code ou código de barras. 

Entre em contato conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas e fazer um orçamento!