Inventário patrimonial: o que é, qual a sua importância e como fazer

Inventário patrimonial: o que é, qual a sua importância e como fazer

Inventário patrimonial: o que é, qual a sua importância e como fazer

Quando pensamos em bens materiais, logo podemos perceber que, muitos deles, por seu alto investimento, necessitam de um controle especial. O inventário patrimonial é uma das formas de fazer esse controle.

Mas, afinal, você sabe o que é, e qual a importância de se realizar um inventário para sua empresa? Sabe dizer quais as vantagens deste processo e como fazê-lo? Se ainda não, não se preocupe.

Para te auxiliar na busca pelas respostas destas e de outras questões, vamos, com este post, levantar as principais informações a respeito deste assunto.

O que é um inventário patrimonial?

O inventário patrimonial é um recurso pelo qual é possível realizar o controle sobre fatores importantes dos bens materiais de uma empresa, tais como: o seu estado físico e sua capacidade de utilização, muitas das vezes placas de inventário são utilizadas para o devido controle.

Neste sentido, tem-se o foco voltado para o registro detalhado e específico de bens pertencentes a uma empresa. Isso para que questões como modelo, marcas e estado de conservação sejam corretamente descritas sempre que preciso.  

Importância de fazer um inventário patrimonial

Os processos que envolvem a implantação de um inventário patrimonial de uma empresa, por mais que possam parecer complexos, são extremamente importantes e necessários para a gestão de seus bens.

Por meio de recursos como a implantação de etiquetas patrimoniais, o inventário patrimonial contribui para que o entendimento sobre a quantidade e qualidade dos bens que uma organização possui seja tangível.

Independentemente se for um inventário para controle de móveis como beliches ou para sala de jantar, é importante fazer esta identificação.

Além disso, realizar um inventário patrimonial, em si, traz consigo importantes vantagens para uma empresa, dentre as quais podem ser citadas e destacadas:

  • Maior controle sobre os bens da empresa, por meio de registro formal
  • Auxílio em questões fiscais e contábeis
  • Fonte de garantias em possíveis financiamentos
  • Redução de prejuízos como a compra inesperada ou sem necessidade de alguns materiais
  • Controle agilizado por meio de uma numeração clara e específica

Como fazer um inventário patrimonial

O processo de criação de um inventário patrimonial deve seguir alguns passos, sendo estes:

  • Planejamento do que será realizado;
  • Listagem e detalhamento de todos os bens presentes na empresa;
  • Identificação dos bens, através da implantação de etiquetas patrimoniais;
  • Eliminação das “sobras” para regularização dos bens físicos a serem registrados em âmbito contábil;
  • Placas de inventário;
  • Implantação de regras e procedimentos internos de controle.

Onde comprar etiquetas para patrimônios?

Como vimos, uma das formas mais eficazes de se realizar o inventário patrimonial de uma empresa se dá na aquisição de etiquetas patrimoniais.

Aqui, na 3TEC, você encontra as melhores soluções em etiquetas de gestão patrimonial do mercado, com a segurança de uma empresa referência quando o assunto é o compromisso em fornecer os melhores produtos e serviços aos nossos clientes.

Entre em contato conosco, retire suas dúvidas, e peça seu orçamento!