3tec@3tecinfor.com.br

(31)3421-6823

Pessoa fazendo seu controle patrimonial

Tipos de controle patrimonial

Saiba qual o melhor controle patrimonial para os bens da sua empresa.

Entre as tantas atividades que mantêm o bom funcionamento de uma empresa, uma das mais importantes diz respeito aos bens patrimoniais. A fim de garantir a organização e segurança, isso sem falar nas obrigações fiscais dos ativos fixos, o controle patrimonial deve ser uma das tarefas fundamentais para o seu negócio, e portanto, é preciso que seja feita da maneira correta, evitando possíveis infortúnios.

Neste artigo, conheça os tipos de bens patrimoniais e qual o melhor controle de patrimônio para a sua empresa!

Tipos de bens patrimoniais

O primeiro passo para dar início ao processo do controle patrimonial é entender que nem todos os bens podem ser classificados da mesma maneira. As distinções mais comuns são bens de consumo e bens permanentes, confira em detalhes cada uma delas:

Bens patrimoniais de consumo

Como o próprio nome sugere, os bens patrimoniais de consumo são aqueles adquiridos pela empresa, com o intuito de serem consumidos pontualmente ou em um período inferior a um ano. Alguns exemplos de bens de consumo são produtos de limpeza, alimentos, assim como materiais de escritório, e peças de reposição para equipamentos de informática ou para maquinários.

Bens patrimoniais permanentes

Se por um lado temos o controle patrimonial de bens de consumo, do outro temos os bens permanentes, ou seja, os patrimônios mais duradouros para o funcionamento da empresa. Também conhecidos como ativos imobilizados, são registrados nesta categoria os objetos com vida útil superior a um ano, além da expectativa de gerar benefícios econômicos para um negócio.

Controle patrimonial interno

Conhecer as diferenças entre os bens de consumo e os permanentes é o segredo para um controle patrimonial eficiente, que garanta a segurança, manutenção, contabilidade e identificação dos ativos do seu negócio.

Uma das ferramentas mais utilizadas quando falamos de gestão de patrimônio da empresa é o chamado controle patrimonial interno, no qual são designadas funções específicas a cada área, a fim de analisar quais são os bens mais ou menos utilizados, ideal para o controle de questões financeiras dos patrimônios da empresa.

Com o objetivo principal de monitorar as despesas totais, anuais e mensais de um negócio, o controle interno permite o acesso à receita de cada setor, possibilitando diminuir gastos e maximizar lucros para as áreas que mais necessitam, evitando um maior prejuízo.

Placas e etiquetas patrimoniais

Entre as principais atividades no processo de gestão de ativos estão a identificação, adequação contábil e a verificação de depreciação, pilares que garantem que os bens estejam nos locais corretos, conservados e em quantidade exata para serem consumidos, detalhes que são assegurados com maior assertividade através das placas e etiquetas patrimoniais.

Cada vez mais comuns no controle patrimonial, as etiquetas e placas são produzidas pela 3TEC nos mais diversos formatos, tamanhos e materiais, podendo se adequar a todas as necessidades e bens do seu negócio. Por meio de uma impressão de alta qualidade, essas ferramentas permitem que os patrimônios da empresa sejam identificados pelo seu número de série, categoria ou modelo, código de barras e QR code, tornando o controle patrimonial mais prático, eficaz, duradouro, diminuindo o risco de prejuízos que podem ocorrer no controle interno, por exemplo.

Ficou interessado em adquirir placas ou etiquetas patrimoniais para a sua empresa? Então entre em contato com a 3TEC e conheça nossas opções