Vantagens de fazer o controle de estoque com leitor de código de barras

Vantagens de fazer o controle de estoque com leitor de código de barras

Vantagens de fazer o controle de estoque com leitor de código de barras

Uma das tarefas mais complicadas para os lojistas de todos os nichos é a de fazer a gestão de todas as mercadorias. Porém o controle de estoque com leitor de código de barras pode tornar esse trabalho muito mais fácil e otimizado. 

Muitas lojas já têm optado por essa ferramenta, aproveitando de vários benefícios que ela traz. Geralmente, quem faz essa escolha não consegue nem mais imaginar como seria ter que voltar aos antigos métodos, ineficientes e lentos. 

Se no seu caso você ainda não se convenceu de todas as vantagens que o controle de estoque com leitor de código de barras pode proporcionar, esse post chegou na hora certa!

Confira todas as possibilidades de contar com essa ferramenta!

A importância do controle de estoque

Não importa o setor, o controle de estoque é essencial para a gestão dos recursos. Quando se sabe exatamente o que está e o que não está mais disponível, é possível atender à demanda dos clientes de forma mais assertiva.

Falhas nesse controle podem significar insatisfação por parte dos clientes e esperas muito maiores no tempo de chegada de itens de reposição, o que pode afetar as vendas e trazer prejuízo. 

Além disso, as informações obtidas com o controle de estoque ajudam na tomada de decisões estratégicas de necessidade de reabastecimento de itens faltantes. Como também evitam gastos desnecessários com itens que ainda estão em estoque ou que não têm tanta saída. 

Saber quais são os produtos campeões de venda ainda pode ser bem útil para campanhas de marketing, por exemplo, quando se trabalha na divulgação dos carros chefe do empreendimento. 

Os métodos tradicionais de controle de estoque

Entre as ferramentas tradicionais de controle de estoque tradicionais, as planilhas com toda certezas são as mais comuns. O que não significa que sejam as melhores. 

Isso, porque esse é um método manual e, por esse motivo, está sujeito a erros como os de digitação ou em fórmulas.

Sem falar que esse tipo de solução é extremamente demorado, o que reduz bastante a produtividade. 

Além disso são muito limitadas, pois as planilhas não são integradas a outros sistemas. Os dados delas precisam ser movidos para outros lugares também de forma manual. 

Como funciona o controle de estoque com leitor de código de barras?

Essa é uma tecnologia já bastante conhecida em inúmeros setores. Um exemplo são etiquetas patrimoniais com códigos de barras na proteção patrimonial.

O controle de estoque com leitor de código de barras surge como uma ferramenta operacional na gestão de estoque e nas vendas com inúmeras vantagens. 

Basicamente, o código de barras funciona como uma representação gráfica de números. No caso de mercadorias e produtos, cada um recebe um número diferente que o identifica com suas particularidades. É bem parecido com a impressão digital dos humanos. 

Para o controle de estoque, cada produto etiquetado conta com um desenho diferente de barras, o que os torna únicos. As barras pretas retém a luz emitida através de um leitor a laser, e as barras brancas a refletem. 

No Brasil, o sistema European Article Number – EAN – é adotado como metodologia de identificação. Com isso, é possível ter acesso a todas as informações sobre o produto que são vinculadas ao seu respectivo código. 

Além do leitor de código de barras, também é necessário um software específico que possa gerir os códigos e reunir todas as reuniões importantes.  

Vantagens

E isso é feito de forma extremamente rápida, oferecendo muito mais agilidade às transações, que são atualizadas em tempo real no sistema. 

Já falamos como é importante ter um controle de estoque que seja rígido e eficiente, e através do código de barras é possível ter isso. Isso, porque temos acesso à quantidade exata de tudo que está disponível no momento.

A organização do estoque é elevada em níveis muito superiores, sabendo exatamente a quantidade de mercadorias existentes, sua localização (o que permite que eles sejam rastreados rapidamente), validade, etc. 

Os itens são cadastrados ao entrar no estoque e também são escaneados ao sair, recebendo baixa no sistema e alertando sobre a necessidade de reposição, caso seja necessário.

É a melhor maneira de evitar gastos com perda de produtos e desperdícios. Além disso, possibilita poder planejar o reabastecimento com mais assertividade, trazendo economia para a empresa. 

O resultado disso acaba sendo clientes mais satisfeitos e fidelizados, que sempre encontram no seu estabelecimento tudo que precisam. Ainda há uma enorme facilidade de conferir no estoque se há o que eles procuram, facilitando o trabalho do atendimento.

Conclusão

No post de hoje você conferiu como funciona e quais são as vantagens de fazer o controle de estoque com leitor de código de barras.

Achou interessante? Ficou com alguma dúvida? Você pode entrar em contato com a equipe da 3 Tec que nós estamos à disposição para te ajudar! Aproveite e peça um orçamento!